Conhece melhor as características do triatlo!

O triatlo é a soma de 3 desportos de resistência. Entendemos a resistência como a capacidade de superar cargas de forma prolongada (nadar durante 20 minutos, andar de bicicleta 1 hora ou correr 40 minutos) e sem baixar o rendimento. É conveniente fazer um bom trabalho de resistência de base, que nos permita suportar esforços posteriores, tanto nos treinos específicos como nas competições. É algo que se cria através de treinos de baixa intensidade e volumes médios (mais de 40 minutos). Este tipo de treino na natação, ciclismo e corrida trabalha-se a uma velocidade contínua e homogénea. A melhor indicação para sabermos que estamos a trabalhar à intensidade adequada é, por exemplo, mantermos uma conversa com os nossos companheiros de treino enquanto corremos. À resistência acrescentam-se algumas características como a velocidade, força, flexibilidade e coordenação, aquilo a que chamamos técnica. O rendimento desportivo de um triatleta dependerá da forma como treina todas estas componentes principais e da relação correta entre elas.
Não estamos a falar em conseguir grandes resultados nas provas de triatlo em que participamos, mas sim em desfrutar do desporto, sem esquecer o desafio da superação pessoal. Para isso, pode ser útil um plano de treinos muito básico, e que tenha em conta tanto os princípios gerais de treino (de carácter geral), como as nossas circunstâncias pessoais (nível desportivo médio, trabalho, família, etc.). Podes seguir o nosso programa de treinos! Vemo-nos no My LX Triathlon Experience, o teu primeiro triatlo!