Conselhos para o teu triatlo sprint

As distâncias mais curtas no triatlo são aquelas que têm maior participação! É por aí que as pessoas iniciam, habitualmente, o seu percurso na modalidade. Pode imprimir-se um ritmo mais acelerado porque cada segmento é muito curto, o que permite que o façamos mais rápido. Na partida devemos ter presente o ritmo que queremos imprimir na prova, ter os músculos preparados para dar o máximo, mas sem esgotarmos as forças nos primeiros metros. Devemos saber gerir o esforço, sabendo de antemão que vai ser uma prova de muito curta duração. Estes triatlos são apaixonantes, já que são muito rápidos e dinâmicos, quase não dás pelo passar do tempo!

Podes tomar algum suplemento com cafeína antes da prova. A cafeína é uma das ajudas ergogénicas mais usadas no desporto, graças à sua ação estimulante do sistema nervoso central. Esta substância tem benefícios tanto no desporto como na saúde. Caso não haja contraindicações, a cafeína pode ajudar-te a subir o nível de ativação para estas competições mais explosivas. Pode reduzir a sensação de fadiga durante o triatlo e aumentar a força de contração dos músculos. Deves tomá-la uma hora antes da competição, já que o efeito se inicia cerca de 45 minutos depois e permanece até 4-5 horas. Podes também deixar de beber café uma semana antes, porque no dia da prova potenciarás os seus efeitos.

Atenção: Consulta o médico regularmente e tem atenção a qualquer efeito adverso