HOJE VOU TREINAR, O QUE DEVO COMER?

Se treinas ao fim do dia e não tens tempo de ir a casa, as refeições intermédias ganham uma importância acrescida porque tens de te assegurar que tens energia para o treino.

 

Antes do treino

Uma sandes de queijo light ou fiambre de aves, ou um iogurte e barra de cereais. A fruta fresca também é uma boa opção. Podes fazer merendas mais leves no início do dia e apostar com mais força na merenda antes do treino. No entanto, não te esqueças que todas são importantes para teres as tuas reservas bem constituídas. Se precisas de uma dose extra de energia, podes ter contigo um ou dois quadrados de chocolate negro (>70% cacau).

 

Durante o treino

Se vais correr ou pedalar mais de 45 minutos, a água não chega. Por isso, deves ter contigo hidratos de carbono de fácil digestão e assimilação. À parte dos géis e da bebida desportiva, podes apostar em cubos de marmelada, tâmaras e passas, numa quantidade adequada às tuas características e objetivos.

 

Depois do treino

Este conselho vai para quem treina antes de ir para o emprego ou faculdade. Se fizeste um treino de ginásio, leva contigo uma garrafa com 1 a 2 colheres de sopa de concentrado proteico, rico em aminoácidos essenciais para reparares o tecido muscular, e combina com uma barrita de cereais, uma peça de fruta ou um pouco de pão (centeio, integral ou de mistura). Se foste correr, continua a beber a tua bebida desportiva na primeira meia hora e depois assegura-te de que tens contigo uma fonte de proteína, com baixo teor de gordura, e uma fonte de hidratos de carbono de fácil assimilação e digestão. Pão com doce, ou marmelada, e um pouco de queijo, são boas opções. Também podes comer um iogurte, com uma barra de cereais, e fruta fresca.