Dicas de João Silva

Triatleta Olímpico


É essencial saber nadar bem?

Todos os triatletas gostam de desafios, apesar de terem um passado desportivo muito distinto. Por isso, quando começas a planear o teu treino para as semanas seguintes tem em conta os desportos que nunca praticaste. Se dominares a água não terás de preocupar-te tanto porque os outros dois segmentos não exigem uma adaptação tão grande.

Que treino base devo fazer?

O segredo está no equilíbrio e na variedade que o triatlo nos permite. Não nos sentimos bem se fizermos algo de que não gostamos, criando-se falta de motivação por não haver novos estímulos. O Triatlo é um desporto muito completo e o treino base pode ser feito de tantas maneiras. Cabe a cada triatleta desenvolver aquele em que se sinta melhor…

Em que provas devo participar?

A Federação de Triatlo de Portugal tem um calendário muito vasto ao longo do ano. Por norma todas precedidas por uma prova aberta para quem quiser experimentar. Embora haja vantagens em ser federado, não é necessário para participar em provas abertas e existem distâncias muito curtas que qualquer pessoa pode fazer com um mínimo de preparação. Há também duatlos e aquatlos para quem não se sinta muito à-vontade no Ciclismo ou na Natação, respetivamente.

Qual o material necessário?

A bicicleta é o equipamento mais dispendioso, mas para começar o ideal é uma bicicleta emprestada. São muitos os triatletas que mudam de bicicleta com uma certa regularidade, será relativamente fácil encontrar uma usada. A segurança é essencial, procura um bom capacete antes de tudo o resto e aconselha-te em lojas desportivas.