Dicas de Lino Barruncho

Treinador


Se és um iniciante na modalidade, existem questões que queres ver respondidas! Confere aqui as 7 perguntas e respostas mais comuns para ficares preparado para o teu My LX Triatlhon Experience:

 

7 dicas que não podes perder!

 

O que é um triatlo?

Um triatlo é uma modalidade composta por três desportos: natação, ciclismo (estrada ou BTT) e corrida e duas transições – da natação para o ciclismo e do ciclismo para a corrida.

Existem várias distâncias no triatlo, desde a super sprint até à distância longa. Aconselho que faças o teu primeiro triatlo na distância mais curta, já que será uma experiência agradável, mas desafiante para quem se estreia na modalidade.

 

Qual o material que preciso para um triatlo?

Equipamento de natação (óculos e touca), uma bicicleta, um capacete e umas sapatilhas para correr. Para treinar em mar irás precisar de um fato isotérmico (ou tentar durante o verão sem fato). Para participares na prova convém que o fato com que nades, seja também o mesmo com que pedalas e corres. Se usares pedais de encaixe, tens que mudar para sapatos de ciclismo na primeira transição e depois para as sapatilhas de corrida na segunda transição. Caso ainda não uses pedais de encaixe, e a tua bicicleta tenha pedais de plataforma (aqueles com que aprendeste a andar de bicicleta), podes fazer o segmento de ciclismo e o de corrida com as mesmas sapatilhas para correr.

 

Onde coloco o material durante a prova?

Como disse anteriormente, um triatlo são três modalidades e mais duas transições. O material que vais precisar durante a prova fica guardado dentro de uns cestos num local chamado parque de transição que é onde vais mudar de equipamento. Tens que colocar a tua bicicleta e restante material que irás necessitar e só depois ir para a partida da prova (natação, a primeira que vais fazer). Em todas as provas há staff da organização que te orientará.

 

Quanto tempo necessito para treinar para um triatlo super sprint?

Podes ver neste plano de treinos de 8 semanas como fazer a tua preparação, mas pensamos que 8 semanas serão mais que suficientes para ficares apto a fazer um triatlo super srint. Deverás treinar alguns dias pela ordem que irás seguir na prova de triatlo para te habituares às transições ou seja nadar primeiro, andar de bicicleta a seguir e por fim a corrida.

 

Como me oriento a nadar no mar?

Podes experimentar nadar em piscina sem tentar seguir a linha do fundo. A natação na prova de triatlo realiza-se em águas abertas e quanto maior for a distância (e também a ondulação), melhor terá que ser a tua orientação. Como o verão está aí, podes aproveitar para treinar na praia e adaptares-te a nadar em mar. Mas não te preocupes, os percursos são marcados com boias tipo regata para facilitar a tua deslocação no percurso.

 

Devo comer antes da prova?

Sim, deves tomar o pequeno almoço normalmente e ao que estiveres habituado, não estreies alimentos (nem material!) no dia da prova e come de preferência pelo menos duas horas antes da partida.

 

Onde posso inscrever-me numa prova?

Podes inscrever-te no My LX Triathlon Experience aqui ou ir ao site da Federação de Triatlo de Portugal em www.federacao-triatlo.pt, pois aí tens todas as informações acerca do calendário e podes efetuar as tuas inscrições. A Federação de Triatlo de Portugal irá realizar algumas provas de preparação, fica atento. Inscreve-te com pelo menos uma semana de antecedência.