QUERES SABER COMO COMEÇOU O TRIATLO?

Como já muitos saberão, o triatlo é uma modalidade de resistência que combina, sempre na mesma ordem, um segmento de natação, um de ciclismo e um de corrida. Tudo sem paragens de cronómetro. A modalidade terá aparecido em 1977 durante um jantar num clube de natação do Hawai. Nessa noite surgiu a discussão de qual das três competições seria a mais difícil: a travessia a nado da baía de Waikiki, a volta em bicicleta a Oahu ou a maratona de Honolulu. O comandante da marinha John Collins afirmou que o verdadeiro atleta seria aquele que completasse essas três provas em sequência. Inventou-se nesse momento o IRONMAN. Desde 1977 até hoje a modalidade evoluiu e surgiram variantes. Entre elas, o duatlo, uma modalidade em que o segmento de natação é substituído por um de corrida, é das que mais sucesso conhece.
Em Portugal, a modalidade chegou sete anos mais tarde, em Peniche. Aí se disputou a 15 de agosto a primeira prova de triatlo. Foram 25 os atletas que participaram numa prova ganha por Paulo Carvalho, então um nadador de bom nível. Ano após ano o número de provas e de participantes tem crescido exponencialmente. O segundo grande momento na história do triatlo aconteceu no ano 2000, em Sidney, quando a modalidade esteve pela primeira vez representada nos Jogos Olímpicos.

 

A participação olímpica portuguesa

A nossa primeira participação nos Jogos Olímpicos foi em 2004 com a ainda jovem Vanessa Fernandes a trazer para casa um oitavo lugar. Em 2008, Vanessa Fernandes seria medalhada nos Jogos Olímpicos de Pequim, premiando-nos com um brilhante 2º lugar. Em 2012, foi a vez de João Silva obter o 9º lugar nas olimpíadas de Londres. Já em 2016, os JO do Rio de Janeiro contaram com a participação de três triatletas portugueses: João Pereira, que obteve um excelente 5º lugar, conseguindo a melhor participação de sempre na elite masculina e João Silva em 35º lugar, cuja classificação ficou aquém do esperado, devido a problemas no ciclismo. Miguel Arraiolos participou pela primeira vez, alcançando a 44º posição. Estamos expectantes com 2020 nos Jogos Olímpicos de Tóquio!