Variantes e triatlo jovem

Sabias que existem variantes do Triatlo?

O Triatlo implica que nades, andes de bicicleta e corras, mas existem outras variantes, com duas modalidades. Nada impede que comeces, por exemplo, por fazer um duatlo, em que tens apenas que combinar corrida e ciclismo.

No dia 08 de setembro, podem inscrever-se num duatlo aqui.

O Duatlo permite a prática a todos os jovens ainda em aprendizagem na natação, combinando apenas a corrida e ciclismo, enquanto o Aquatlo combina a natação e corrida, o que é indicado a todos aqueles que ainda não sabem andar de bicicleta ou ainda não têm bicicleta. O enorme crescimento registado no número de filiados e participantes no calendário desportivo de Triatlo tem recebido um grande contributo por parte dos mais jovens.

 

Triatlo para os mais jovens

Para começares, o melhor é frequentares uma escola de triatlo, existem vários escalões no triatlo jovem, que vão dos sete aos 15 anos:

Benjamin 7 – 9 anos

Infantil 10 – 11 anos

Iniciado 12 – 13 anos

Juvenil 14 – 15 anos

As escolas de triatlo disponibilizam um enquadramento técnico preparado para a formação de jovens e possibilitam a integração em grupos de jovens, em que o treino e o convívio são excelentes para o desenvolvimento desportivo e social.

 

Que material necessito?

Não precisas de investir muito de início, a aquisição de material deve ser progressiva consoante as tuas necessidades. A bicicleta é o material de maior custo, mas podes aconselhar-te com pessoal especializado de uma loja ou triatletas mais experientes. Os mais jovens não devem ter material de topo, porque provavelmente não o irão rentabilizar, tendo primeiro que passar pelas etapas habituais de aprendizagem.

Equipamento básico para o treino da natação (touca, óculos, fato de banho, toalha e chinelos).

Sapatilhas de corrida;

Uma bicicleta com tamanho correto, que deve ser primeiro de BTT porque se adapta à estrada e aos trilhos.

Um capacete de ciclismo em perfeitas condições de afivelar e que deverá ser utilizado em todas as situações de ciclismo;

 

É preciso treinar muito?

A natação é sem dúvida o segmento que deve ser iniciado mais cedo e que maior investimento de tempo requer numa fase inicial. Se souberes nadar, é meio caminho andado para conseguires fazer triatlo. Podes treinar quase exclusivamente natação, pelo menos no início, e inscreve-te no calendário jovem para ires ganhando destreza noutras modalidades.